sábado, 31 de janeiro de 2009

Construção de glossários

Ainda relativamente aos glossários, as plataformas de e-learning, por exemplo, têm precisamente uma ferramenta glossário, como todos sabemos, que tem potencialidades interessantes. Podemos extravazar o propósito inicial dessa ferramenta, levá-la um pouco mais longo no processo de ensino e de aprendizagem e de organização e disponibilização da informação nas BE, e fazer uma utilização do género da que temos feito e que vos deixo para poderem consultar em:

http://agccucujaes-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php?id=5456

COBRA (recurso destinado a ser usado por alunos no estudo que vão realizar para as várias disciplinas. Trata-se de links para páginas web previamente analisadas pelos professores, garantindo o interesse do conteúdo);

http://agccucujaes-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php?id=5458

INOVE (recurso destinado a ser usado por professores no trabalho que vão realizar para as várias disciplinas. Trata-se de links para páginas web previamente analisadas pela BE, garantindo o interesse do conteúdo).

Para além destas hipóteses de trabalho, há ainda, como é evidente, glossários que podem ser muito úteis, como o de:

termos biblioteconómicos, em http://www.ipleiria.pt/portal/sdoc?p_id=96901;

sendo ainda possível aceder a, por exemplo, o glossário europeu de educação em http://www.estatisticas.gpeari.mctes.pt/index.php?idc=29&idi=171933

Em termos de formato, os glossários podem aparecer com uma estrutura mais tradicional, seguindo uma ordenação alfabética dos termos a que se associa a respectiva explicação, ou podem assumir a forma de termos com “(...) definições que surgem com palavras-chave ou com outro tipo de informação para além da definição.”, facilidade normalmente proporcionada por plataformas em que a ferramenta glossário está disponível.
Em todo o caso, a questão que subsiste é a possibilidade de usar este recurso no processo de ensino e de aprendizagem, ensinando os alunos a pesquisar, a ordenar, a sintetizar a informação... permitindo-lhes fazê-lo digitalmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário