quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Porquês

A temer apenas temos a ignorância...
O medo das novas tecnologias na educação é uma falsa questão apenas alimentada por quem não as domina e, sim, tem medo de perder controlo sobre a situação de aprendizagem e de expor as suas fragilidades, colocando-se numa situação de suposta inferioridade em relação aos alunos.
As novas tecnologias vieram para ficar e não há "esc" possível!

Como diziam "os verdes"... "O e-mundo veio para ficar… E novas formas de ser, estar e fazer vão-se desenvolvendo… Seja bem-vindo!"

Ainda que sem grandes possibilidades de optar por outras, as citações seleccionadas denotam uma forte opinião pessoal, isto é, a necessidade de não sermos "velhos do Restelo" e de admitirmos que: a) as novas tecnologias em si são excelentes. Como tudo, podem ser bem e mal usadas, cabendo-nos a nós, professores bibliotecários, um papel importante a desempenhar; b) o perfil dos alunos mudou irremediavelmente e os desafios que as bibliotecas e os professores enfrentam são diferentes, em constante mudança e actualização; c) as exigências da sociedade são distintas das das últimas décadas e estão em mutação, sendo necessário preparar os alunos para o futuro...

Sem comentários:

Enviar um comentário