terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Alunos digitais

"Nativos digitais", os jovens actuais são, como eles bem dizem, "alunos digitais". À questão tantas vezes levantada pelos "imigrantes digitais" sobre a elevada capacidade que os "gadgets" tecnológicos têm de interessar os jovens, fazendo-os desviar do percurso da aprendizagem para o da utilização dos equipamentos pelo prazer de o fazer, imperando o carácter lúdico, ou pelo menos muito pouco produtivo em termos académicos ortodoxos, diria, como já o fiz, que:

“Não creio que, passado o deslumbramento com um recurso novo (…) a atitude que subsista seja a de cultivar o recurso pelo recurso. Desde logo, no que interessa aos nossos alunos, rapidamente se tornam hábeis a procurar informação, depois, se estimulados, em breve perceberão que ainda necessitam de algumas competências que não se esgotam nas que habitualmente dominam [as tecnológicas].”

Como indicam os 16 nativos digitais do vídeo "A vision of K-12 students today", a realidade do mundo dos jovens, quando forem adultos, estará desfasada do que a escola lhes está a ensinar, baseada nas realidades do século passado... É preciso que a escola os ensine a pensar... a funcionar em qualquer contexto porque têm o que é preciso para tal... sabem usar ferramentas sofisticadas e sabem fazê-lo de forma produtiva e adaptativa...

1 comentário:

  1. Olá Isabel,
    O problema da escola, actualmente, está nessas diferenças entre os alunos "nativos digitais", os professores "imigrantes digitais" e os educadores "desinteressados digitais", nesta última categoria podemos incluir muitos pais e professores. Os interesses de aprendizagem de cada um são diferentes... Mas em poucos anos todos serão nativos digitais, o que virá a seguir?
    Um abraço

    ResponderEliminar