sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Elucidários

Com uma primeira realização datada de 1713, o vocábulo "glossário", entre outros significados, tem o de "conjunto de termos de uma área do conhecimento e os seus significados", além de, também, "dicionário de palavras de sentido obscuro ou pouco conhecido; elucidário".
Na verdade, com o boom tecnológico e a recorrente emersão de novas possibilidades oferecidas pelas TIC, a dada altura justifica-se, para efeitos de elucidação, a reunião dos termos usados para nomear e descrever esta realidade específica... por vezes bastante obscuros para a maior parte do público que se assume como um utilizador de média ou baixa frequência das novas tecnologias ou mesmo para alguns utilizadores muito regulares mas menos "cultos".
Todas as áreas do conhecimento entretêm um vocabulário muito específico e este domínio do saber não é excepção. Às bibliotecas escolares cabe também o papel de promover uma utilização culta e esclarecida das TIC e de desenvolver projectos nesse sentido. Daí que:

“Tendo em consideração alguns projectos a decorrer na minha BE, [tenha optado por abordar temas como] Ciberbullying, Digital Literacy, Instant Messaging, Intellectual Property e Photo-Sharing Services.”

Como apontamento sobre o importante papel das BE neste âmbito, fica uma possível definição de literacia digital

“The ability to use digital technology, communication tools and networks efficiently and ethically to locate, evaluate, use and create information.”
(http://literaciadigital.blogspot.com/2008/06/melhor-definio-de-literacia-digital.html)

A dimensão ética da utilização das tecnologias digitais é, sem sombra de dúvidas, uma questão premente à qual voltaremos ainda neste blog. A avaliação, o uso eficaz e a criação de nova informação implica que o utilizador seja capaz de pensar, de exercer a sua capacidade analítica e crítica, que consiga fazer opções fundamentadas... O que nos pedem os 16 nativos digitais?

Temos projectos na BE a decorrer em torno da comunicação digital, do acesso e do uso da informação, da necessidade de respeitar a propriedade intelectual e da absoluta necessidade de respeitar o outro, ainda que seja fácil "persegui-lo" com um simples clique...

Sem comentários:

Enviar um comentário